Pular para o conteúdo principal

ACANALHAMENTO ABENÇOADO

       Nos dias 20 e 21 de julho deste ano, os pequis de Goiás fundiram-se ao baião de dois nordestino, ornamentando o palco onde se realizou a 10ª Festa da Família Lacerda. Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Campinas, Pedro Gomes, Sonora, Rondônia e até os Estados Unidos despejaram 149 adultos e 10 crianças no evento memorável.
       A festa iniciou-se com a presença de 28 tripulantes da TAM, dentre eles a companhia inesquecível de minha mãe. A parentela se esparramou pelos assentos do avião. As pilhérias não obedeciam ao uso do cinto de segurança e vez ou outra escapavam pelos corredores. Ao desembarcarem no aeroporto Santa Genoveva, o motorista que iria levá-los para a sede do furdunço nem precisou das placas de identificação, pois de longe os cabelos brancos e a zoada já denunciavam os passageiros. A receptividade calorosa dos demais entes queridos já proporcionava uma chegada ao verdadeiro habitat. Foi só abandonar as malas nos dormitórios e cair na folia. Era como se toda essa gente vivesse dentro de um enorme barracão, entrecortado de redes. Daí em diante, a fogueira dos ancestrais se acendeu no coração de cada indivíduo e a flâmula, com seu brasão, permaneceu hasteada até o último instante.
       Os dez barris de chopp aplacavam a sede, bastava abrir as torneiras e o elixir gelado escorria nas canecas, sem contar os inúmeros litros de uísque que também circulavam sem modéstia. No trajeto, quase sempre engarrafado pelos transeuntes, rodas de parentes se revezavam. Os risos frouxos e sotaques eram ensurdecedores, só perderam para a banda de rock que metralhou alguns sucessos na pista de dança, tornando a festa temática ao extremo. Na primeira canção, a vocalização esganada lembrou a primeira aventura hard no pau de arara, liderada pelo heroico João Lacerda Leite, em 1952, trazendo consigo uma leva de cearenses que sonhavam com o desconhecido Mato Grosso do Sul. A banda encerrou com outra viagem ao tempo, destilando a fúria na guitarra que retomava a festa de 15 anos de Tio Cícero. As lavas do vulcão escorreram pelo salão e acima do palco, o pôster do líder da primeira expedição vibrava como uma britadeira, quase despencando da parede. Outro momento inusitado foi a presença do Delegado de Polícia, João Bosco, juntamente com seus comparsas do FBI. A equipe encontrou vestígios de um crime no banheiro e nas mesas de sinuca. Iniciou-se o processo investigatório, evidenciando os dois principais suspeitos: Dalai, que durante a madrugada havia demonstrado suas habilidades no cangapé e Bivis, que passou horas tentando encaçapar a oito. Na manhã de domingo, em menos de três horas de trabalho, o caso já estava resolvido, mas por uma questão de ética profissional não é possível revelar o nome do dito cujo. Vale também ressaltar que o evento foi marcado pela presença de alguns artistas renomados, tais como Joelma (sem o Chimbinha); o compositor de “Mexe as cadeiras”, o talentoso Vinny e Teodoro, sem o parceiro Sampaio, que distribuiu autógrafos para todos os fãs que o cercavam.
       No encerramento, os anfitriões, juntamente com os demais organizadores, anunciaram a próxima festa a ser realizada na cidade morena, em 2014. Neste momento, já em estado de êxtase, pude ouvir duas vozes: o da minha avó Felícia, balançando a cabeça, sussurrando: “Eita povo acanalhado” e a de Deus, gritando dentro do peito: Tenha fé, você vai estar lá!

Comentários

  1. Maravilhoso esse texto, retrata fielmente o que foi esse momento maravilhoso que vivenciamos em família....
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto resume brevemente o transcorrer dos dois dias de folia, uma estupenda felicidade coletiva que enpreguina nosso coração de um amor trancedental e vigoroso que nos enche de orgulho de ser dessa familia impar.
    Parabens, que Deus te proteja sempre..

    ResponderExcluir
  3. Família que tem poeta, cantor, músico, compositor, escritor, professor, repetentista, filósofo, pensador e contador de casos, é abençoada por Deus.

    Apenas como exercício de retórica, se admitirmos que a Divindade praticou alguma injustiça, certamente foi por dar demais à Família LACERDA. Deu tanto que quase não sobrou nada para as outras pobres famílias.

    É o que podemos perceber na verve deste caboclo-poeta da geração nova, o grande Beto, que parece representar uma síntese desse amontoado de qualidades artístico-culturais inerentes aos ancestrais da tão aquinhoada família.

    Nada melhor para inebriar a alma como a boa Música, a Poesia e a Prosa de qualidade. A minha alma embriagou-se ao discorrer sobre o tênue lirismo nas linhas de ACANALHAMENTO ABENÇOADO.

    Obviamente que o Poeta, fiel às suas origens e às fontes mais líndimas que alimentam a sua verve, em um gesto humilde, de justa reverência e perspicácia, engrandeceu sobremaneira a sua prosa ao lançar mão da deixa consubstanciada na expressão súbita e poética externada pela querida Tia Felícia em “Eta Povo Acanalhado”.

    De minha parte que infelizmente não pude participar em corpo físico de tão oportuno e salutar congraçamento familiar, ficou registrado nas profundezes do meu ser a certeza da minha presença espiritual e a oitiva em auto e bom som da expressão proferida pela Tia Felícia, no exato momento em que a mesma foi proferida.

    Parabéns ao Poeta e a todos os membros da família LACERDA, de modo especial à Marilú e aos demais colaboradores na organização carinhosa do evento de congraçamento fraterno em Goiânia.

    Estamos todos endividados. Que a moeda do verdadeiro AMOR FRATERNO cresça e se prolifere no seio desta família, assim como tem germinado e proliferado os mais diversos dotes artísticos e culturais. Tonheiro

    ResponderExcluir
  4. Realmente é maravilhoso recordar os dois dias de festa em um texto que expressa a grandeza desta família maravilhosa, foi maravilhosa participar dessa alegria e como já havia mencionado: Não importa a distância, sempre haverá um pouco de nós em cada membro da 'FAMÍLIA LACERDA". Parabéns pelo belo texto, como sempre né primo Beto Lacerda!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.