Pular para o conteúdo principal

DEDO DE DEUS



     É necessário estar preparado para encarar a guerra sonora que se alastra por todo território nacional, por isso, para conter os ataques fulminantes e avassaladores que são arremessados a esmo, sempre carrego armamentos suficientes (cds, pendrives e MP’s), blindando minha audição com o jazz, a bossa e o choro, mas nessa última tarde fui saqueado pelo esquecimento e por uma chuva torrencial que caía sem piedade, enquanto aguardava minha esposa voltar da loja de sapatos.  
    Estava atônito, fragilizado, despido no truculento campo de batalha, apenas com a companhia de um rádio famigerado. Tenho um medo terrível desse meio de comunicação. Das experiências vivenciadas, apenas duas exceções auditivas me encorajaram a ouvi-lo: nas madrugadas de Campo Grande, quando a UCDB mantinha os pés fincados no solo da MPB e ainda não havia se prostituído com outros gêneros bizarros e nos próprios programas que produzi e apresentei, logo que cheguei a Rondônia. Durante quatro anos, entre às 13:00 e 14:00 horas, meu programa exibiu uma sonoridade ímpar, recheada de canções saudáveis, transitando entre o universo sofisticado da Música Popular Brasileira e o da música instrumental. Agora eu estava ali, preso ao carro e totalmente desarmado. Poderia ter me atracado ao silêncio, seria a melhor companhia, mas resolvi arriscar e vencer o medo. Fechei os olhos e liguei o som, trêmulo, com uma esperança pálida de que algum evento musical milagroso acontecesse, mas sem nenhum êxito. Logo na primeira estação, um míssil sertanejo teleguiado acertou meus ouvidos em cheio. O impulso de sobrevivência fez os dedos mudarem rapidamente para outra frequência, mas em questão de segundos, outro bombardeio, desta vez uma granada sertaneja caiu sobre o banco do passageiro. Ainda zonzo, estiquei o braço e consegui mudar para outra. Imediatamente, antes que fosse novamente atingido, o inimigo avisou pelo megafone, com aquela voz de boi capão: “Agora é o arena rodeio chegando para lhe fazer companhia”. Antes que os disparos acontecessem, fiz a última tentativa, frustrada (é óbvio), mudando para outra que me alvejou sem tréguas, destrinchando balas sertanejas, transformando meu carro numa peneira. Então, em frangalhos e ofegante, desferi um soco no painel, finalmente desligando o aparelho. Por alguns instantes agarrei-me ao silêncio, retomando o fôlego.
     Enquanto rumávamos para casa, lembrei-me de outra peleja que estava por acontecer à noite: a final do programa ídolos. Três candidatos disputariam o prêmio de meio milhão de reais. Uma garota da linha americanizada, o sambista solitário e, pra variar, o capanga da linha inimiga, hasteando a bandeira do sertanejo mobral (esse que alguns iludidos chamam de universitário). Liguei a TV, totalmente desacreditado, já prevendo o fim trágico e inevitável, mas segurei firme nas mãos geladas da esperança e aguardei o momento final. A surpresa foi anunciada. A vitória inesperada surgiu.
     Não sei bem ao certo, se o jovem Everton foi realmente o preferido do povo brasileiro ou se houve a participação do dedo da Record, sei apenas que ganhou quem realmente merecia, pela escolha ousada do repertório, ao longo da competição e pelo talento inquestionável do artista campeão. Prefiro crer que Deus estava comigo naquele carro e Seu dedo Santo encontrou a sintonia certa que tanto procurei, ajudando a aliviar meu sofrimento, mostrando-me a face avermelhada do samba que batia forte no peito e dizia: Ainda estou vivo! 

Comentários

  1. Confesso que o poeta me fez tremer nas bases à medida que percorria aflito as linhas do seu escrito e tomar conhecimento dos “ataques fulminantes e avassaladores da guerra sonora que se alastra por todo território nacional”. Mesmo na certeza de que o “Dedo de Deus” também me indicaria uma saída ao final, não me contive em minha impetuosa fúria. O quadro é mesmo tétrico, eu pude perceber o desatinado descaminho na minha primeira volta à terrrinha de Cabral em 2005.

    Todavia, não tenho dúvidas que o escritor Beto tem condescendência para com a boa música sertaneja, que de fato é a grande vítima nesse desvario. Que não se assustem os membros do Blog, pois a riqueza de metáforas e figuras de linguagem do poeta é apenas uma característica da luxúria dos seu atraente estilo, aliado a uma sutil advertência para que valorizemos a verdadeira arte.

    Indulgência certamente deve ser o caminho para todos nós, pois quantos vezes não claudicamos nos devaneios e delírios da vida? Melhor do que ninguém a alma do poeta para sutilmente nos advertir das nossas desvairadas incursões no mundo das fantasias. Quiçá tenha sido este em tempos idos o propósito do grande vate da poesia moderna, Mário de Andrade, nessas despretensiosas linhas do seu Paulicéia Desvairada: “Profundo. Imundo meu coração . . . Olha o edifício: Matadouros da Continental. Os vícios viciaram-me na bajulação sem sacrifícios . . . Minha alma corcunda como a avenida São João . . .”

    A expressão singela e popular do “Dedo de Deus” é também fruto da sutileza da alma do poeta para nos asseverar que Deus está sempre presente em nossas vidas, muito embora as “suas mãos” não substituirão as nossas, nas tarefas que nos cabe realizar. Assim, fazendo uso responsável do nosso livre arbítrio, estaremos às salvas dos delírios e desvarios que comprometem a marcha do nosso progresso espiritual. Assim diz outro poeta dos tempos modernos nessas poucas linhas do seu belo poema “O Canto do Homem Novo”:

    Bebo o vinho da vida sem pedir licença.
    Lavo a face da Terra com a água da verdade.
    O fingimento, a mentira, a adulação, a perfídia
    provocam-me náuseas.
    Quero o mundo como ele é, a vida como ela é.
    Quero olhar para a face de Deus como a águia olha para o Sol.
    Ninguém é responsável por mim, ninguém me salva.
    Deus emancipou-me na minha liberdade e os temores do passado eu mesmo os sepultei.

    Do primo e fã Tonheiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer