Pular para o conteúdo principal

PAPO CABEÇA

     Ontem resolvi organizar meu acervo musical. Do lado esquerdo, um armário recheado de obras jazzísticas, todos trancafiados, catalogados e subdivididos por instrumentos.
     Entre os trompetistas: Dizzy Gillespie, Chet Baker, Miles Davis, Wynton Marsalis, Arturo Sandoval, Claudio Roditi, Lee Morgan e muitos outros; no compartimento dos saxofonistas, destacam-se, Charlie Parker, John Coltrane, Michael Brecker, Victor Assis Brasil, Paquito D’rivera, Joe Lovano, Sonny Rollins e uma outra leva de grandes músicos; dentre os guitarristas, Django Reinhardt, Wes Montgomery, Joe Pass, Barney Kessel, Kenny Burrell, Pat Martino, Pat Metheny, Mike Stern, Toninho Horta, Ricardo Silveira, Hélio Delmiro, Lee Ritenour e tantos mais que arrombavam minhas retinas; na área dos baixistas, dando o ar de sua graça, Charles Mingus, Jaco Pastorius, Richard Bona, Gary Willis, Stanley Clarke, Ney Conceição, Arthur Maia etc; empunhando as baquetas, Buddy Rich, Max Roach, Art Blakey, Dennis Chambers, Dave Weckl, Peter Erskine, Vinnie Colaiuta e vários outros que desempenham um papel importante na área rítmica da música instrumental; no campo dos violões, Paco de Lucia, Raphael Rabello, Charlie Byrd e outros mestres abrilhantam os compartimentos; no piano, muitos títulos aperfeiçoam ainda mais a degustação sonora, dentre eles, Oscar Peterson, Herbie Hancock, Chick Corea, McCoy Tyner, Michel Camilo, Michel Petrucciani e a lista se estende entre violinistas, clarinetistas, percussionistas, flautistas, bandolinistas e muitos outros.   
     Do lado direito, a Música Popular Brasileira também marca presença, arejando todo o ambiente: Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, João Gilberto, Carlos Lyra, Francis Hime, João Donato, Ivan Lins, João Bosco, Djavan, Joyce, Fátima Guedes, Rosa Passos, Leny Andrade e mais uma série de renomados artistas que só não serão mencionados para não esticarem ainda mais este artigo.
     Enquanto a arrumação continuava, lembrei-me do papo filosófico entre dois indivíduos que trocaram suas ideologias no meu escritório de advocacia: 
     - Acho que ele vai ser mandado embora da fazenda – disse um deles.
     - Já vai tarde – respondeu o outro.
     Esse empregado deve ter feito alguma coisa errada para deixar o patrão enfezado desse jeito – pensei. 
     - Quem será que vai ganhar a fazenda de verão? – perguntou o de barbicha.
     - Tomara que seja...
     Antes que o outro sapecasse o nome da fulana de tal, percebi que estavam falando do medíocre reality. Mas a aula continuou, agora no campo das artes:
     - Agora o Tchan vai pra frente!
     - É verdade, o compadre Washington voltou.
    O pensamento me trouxe de volta à cena onde se encontravam os CD’s. Balancei a cabeça, indignado e agradecido. O mundo da sofisticação musical está todo na minha casa, basta esticar a mão e pegá-lo. 
     Comovido, agradeci a Deus por estar ali, protegido entre as paredes do meu quarto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer