Pular para o conteúdo principal

EXPEDIÇÃO EMBARCADA

        Lá pelas bandas do rio verde, interior do Mato Grosso do Sul, na cidade de Água Clara, navegando sentido Três Lagoas, alguns dos membros da União Grelista de Pescadores (UGP) retomaram suas atividades expedicionárias, porém com grande estilo, agora ocupando as embarcações que os levariam ao recanto dos dourados e das imensas piracanjubas.
        Dalai (Ronilton, Vice Presidente e Diretor de quedas), Borba (Floriano Neto, Presidente vitalício) e Rudia Monstra (Beto Lacerda, Diretor de potocas e pilhérias), embora desfalcados pela ausência de Bareta (Edson, Chefe das panelas e do café Beliniano), agora estavam acompanhados de dois novos amigos: Gorduroso, um espécime de tucano mesclado com cururu e Ruliço, um peixe-boi terrestre, mas antes de revelar os detalhes desta inesquecível aventura é necessário descrever como tudo começou:
      Rudia e Borba encontravam-se em Campo Grande, eles haviam sido convidados pelo ilustre anfitrião Dalai para realizarem um novo tipo de expedição, visto que em ocasiões anteriores jamais tinham realizado tal feito. Na verdade, no momento do convite já havia dado início à pescaria, nesse ínterim já era possível ver a euforia presente em suas faces rubras, antes de juntarem os apetrechos e amaciarem a pista. Além das tralhas, compraram quatro dúzias de tuviras médias e um saco de minhocas cuiabanas. O dono do estabelecimento até lhes ofereceu uma tal de minhoca mineira, mas os setenta reais pela dúzia afujentaram os pobres cristãos e nesse momento Borba esbravejou:
        - Dá pra comprar duas picanhas, uma lima nova pro meu facão e sobram uns pilas. Ainda prefiro o barranco!
         A madrugada ainda era espessa quando o renomado Presidente, de longe, avistou Rudia de cócoras, no meio do asfalto, munido de seus pertences, estalando os dedos de alegria. Era o momento de encararem mais uma vez a estrada. Dalai já se encontrava no local combinado, juntamente com o restante dos parceiros. Os barcos e motores já estavam amarrados e as três gigantescas caixas térmicas, forradas de cerveja até o talo. Antes de partirem, ele as acariciou como um pai que envolve seus filhotes, beijou as tampas com carinho e rumaram mata adentro. O local era de difícil acesso, afastado do burburinho da cidade. O barraco era assombrado, infestado de morcegos, ausente de água e energia elétrica, mas isso não importava aos tripulantes, a escassez era compensada pela beleza da paisagem e pelo rio paradisíaco. Depois de embarcados, a visão era estonteante. As bordas do rio verde eram entrecortadas de galhos secos, um verdadeiro convite aos piaus. O que se podia ver à frente, além das águas cristalinas, eram inúmeros cavalinhos (tática tradicional de pesca, cujas linhas e anzóis ficam amarrados em garrafas plásticas). O silêncio só era interrompido pelo motor, quando em movimento, pelas frouxas risadas e pelos cliques do abrir de latas.
    Depois de capturarem alguns exemplares, Borba resolveu organizar os aposentos, estendendo os colchonetes em baixo de uma pia aposentada, dispondo-os sobre o chão empoeirado daquela noite fria. Ruliço, com medo de alma penada, resolveu dormir na camionete, enquanto os demais badalaram a noite toda, atormentando o sono do exausto presidente. Gorduroso possuía duas bolsas debaixo dos olhos, elas pareciam coxinhas de frango e quanto mais ele bebia, maiores ficavam. De vez em quando um morcego sem GPS dava vazantes próximos à orelha de Dalai. O riso tomava conta do cenário, era uma algazarra estrondosa. Não teve jeito, Borba passou a noite em claro.
        No outro dia realizaram as últimas tentativas de pesca, organizaram todo o material e voltaram à cidade. Quem os visse retornando para casa, esfuziantes de felicidade, teria a impressão de encontrarem pescadores profissionais abarrotados de peixes, mas essa não era a realidade, nem tão pouco o objetivo principal. O que realmente importava era a companhia um do outro. Registrar esse momento na memória e trancafiá-lo com carinho foi o alvo da vitória.
       Rudia já começava a sentir a dor penetrante da saudade, teria de encarar a distante Rondônia e despedir dos primos queridos, mas levava consigo a certeza de que valeu à pena cada momento vivenciado.

Comentários

  1. Meu caro primo Beto, á medida que lia o seu jocoso e bem elabora texto sobre essa estrondosa expedição, em minha mente eu já ia fazendo os cálculos do tamanho da carga e de quantos caminhões vocês iriam precisar para transportar tantos peixes.
    Porém peixa não havia, nem mesmo na vossa imaginação, mas sim o desejo de desfrutar a amizade sincera, a camaradagem e o amor fraterno, e momentos como este ficam registrados de forma indelével em nossa alma, possibilitando-nos suportar o peso da saudade que sempre nos surpreende.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Beto!!!
    Texto sensacional, e imagino a alegria, a algazarra, as gozações e pilhérias que foram vivenciadas nessa aventura.
    Como mesmo disse, coisas que jamais fizeram e que surgiu a oportunidade e de forma mágica, desfrutaram de um final de semana ímpar, que ficarão na memória para sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.