Pular para o conteúdo principal

OLHOS FITOS NA BELEZA

     Para que um texto seja bem desenvolvido é necessário dominar os recursos linguísticos, apresentar coerência e coesão nas ideias, conhecer as normas cultas da Língua Portuguesa e ter, principalmente, criatividade para expor tudo isso no papel.
     Ao ler um bom texto, tem-se a sensação de enriquecimento intelectual, um alargamento no campo do raciocínio, trazendo informações salutares que “abrem” a mente do indivíduo, proporcionando uma viagem profunda ao universo da cultura. Há textos que são capazes de despertar uma alma inconsciente, estimular as linhas de pensamento, acrescentar algo novo para reativar os neurônios e deixar cair as escamas dos olhos para que se possa contemplar claramente uma beleza até então desconhecida. Esse alto nível de produção artística pode saciar a curiosidade do leitor aguçado, é capaz de suprir suas necessidades culturais e deixá-lo numa posição privilegiada de ter um senso crítico mais afiado. Essa sede pode ser estancada  nas fontes límpidas da MPB, composta de autores que ousam navegar contra a maré do comercialismo desenfreado,  primando pela consistência artística. Infelizmente, há outros que não acrescentam nada,  as contribuições ficam no âmbito do retrocesso, da mesmice, carregados de futilidades, trazendo apenas palavras soltas, frases desconexas, ideias sombrias e mortas, um desperdício total de tempo. Depois de lê-los, nada acontece e por serem produções extremamente descartáveis, embrutecem o receptor, petrificam ainda mais a sua frágil consciência.
     As obras bem elaboradas fazem com que o leitor seja mais exigente. Na verdade, quem já "descobriu o paraíso" e se banhou nas águas escaldantes da beleza, podendo contemplar toda sua magnitude, não quer voltar a fenecer no deserto, nem tão pouco permanecer na escuridão.
     O texto abaixo, "A moça do sonho", composição de Edu Lobo e poema de Chico Buarque, é um belo exemplo de que a literatura da Música Popular Brasileira é uma pérola, faz os olhos marejarem de emoção:

Súbito me encantou
A moça em contraluz
Arrisquei perguntar: quem és?
Mas fraquejou a voz
Sem jeito eu lhe pegava as mãos
Como quem desatasse um nó
Soprei seu rosto sem pensar
E o rosto se desfez em pó


Por encanto voltou
Cantando a meia voz
Súbito perguntei: quem és?
Mas oscilou a luz
Fugia devagar de mim
E quando a segurei, gemeu
O seu vestido se partiu
E o rosto já não era o seu


Há de haver algum lugar
Um confuso casarão
Onde os sonhos serão reais
E a vida não
Por ali reinaria meu bem
Com seus risos, seus ais, sua tez
E uma cama onde à noite
Sonhasse comigo
Talvez


Um lugar deve existir
Uma espécie de bazar
Onde os sonhos extraviados
Vão parar
Entre escadas que fogem dos pés
E relógios que rodam pra trás
Se eu pudesse encontrar meu amor
Não voltava
Jamais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer